Um grande medo dos investidores que começam a investir em ações é descobrir qual ação vai obter o melhor retorno?

Ou descobrir qual empresa terá um crescimento maior dentro do mercado?

Hoje existem vários lugares onde você pode achar informações e relatórios financeiros das empresas listadas na bolsa, porém isso demanda tempo e estudo.

É preciso analisar tanto o nicho de mercado quanto as condições da empresa.

Atualmente a bolsa de valores negocia um produto que pode ajudar o investidor iniciante e até o mais experiente. Esse produto é o ETF (Exchange Traded Funds).

O ETF é um fundo negociado em bolsa que pode conter; ações, títulos públicos e até commodities.

No Brasil já existe algumas ETF bem interessantes, como por exemplo; BOVA11.

BOVA11 é um ETF que segue ao índice Ibovespa. O Ibovespa contém em seu índice as empresas de maior relevância da bolsa (em torno de 70 empresas). O valor unitário do ETF é de mais ou menos R$: 59,00.

Com um ETF assim você consegue diversificar o seu investimento de maneira segura e eficiente.

Os benefícios gerados pelo ETF são inúmeros, primeiro deles é o custo.

Comprando um ETF você estará adquirindo uma cesta completa de ativos e diversificando a sua carteira entre várias empresas pagando só uma corretagem.

Caso o investidor for comprar cada ação de maneira independente isso poderia gerar várias corretagens aumentando as despesas de aquisição.

Os ETF geralmente seguem um índice, sendo assim ele respeita as ações que compõem o determinado índice e se mantém atrelado a ele.

Essa previsibilidade acaba gerando uma segurança com relação à administração do ETF.

Por exemplo, em um fundo de investimento tradicional (tipo um multimercado) você não tem certeza da estratégia utilizada pelo gestor, correto?

Ou de como ele trabalha para gerir a carteira do fundo. Mas com um ETF dificilmente você terá essa dor de cabeça. O ETF vai seguir o índice e pronto.

Deixe um comentário

Trending