A crise que assolou o sistema financeiro e acabou quebrando um dos bancos de investimento mais antigos dos Estados Unidos (Lehman Brothers), exigiu que o Banco Central daquele país desse início a um grande programa de recompra de títulos, com o intuito de gerar liquidez no mercado.

Isso acabou trazendo uma enxurrada de dólares ao mercado, aumentando a oferta da moeda americana.

Já se passou 6 anos desde a crise, e os estímulos estão diminuindo e existe a previsão de acabar ainda esse ano. O que isso pode influenciar aqui no Brasil?

Um dos fatores que influência a inflação é a cotação do dólar. Hoje ele está sendo controlado pelo governo por meio de venda de dólares no mercado futuro, assim quando o dólar ameaça subir, o governo vende esses dólares aumentando a oferta da moeda americana e isso pressiona a cotação para baixo.

O Brasil possui uma das maiores reservas de dólares do mundo, porém o governo já vem utilizando desse artifício para controlar o dólar há certo tempo.

Não se tem certeza do valor que já foi utilizado, mas algo equivalente ao um quarto das reservas já foi gasto, lembrando ao leitor que os Estados Unidos ainda continuam injetando dólares no mercado, bem menos do que no início da crise, mas ainda estão com os estímulos.

O cenário americano é de melhora gradual da economia, com bons sinais.

Dentre esses sinais temos a inflação próxima dos 2% ao ano, o desemprego vem caindo gradativamente e o crescimento da economia americana vem crescendo bem.

Com esses sinais existe uma perspectiva de que o governo de lá aumente a taxa de juros a partir de 2015, fazendo com que os dólares que saíram, voltem.

Existe uma participação muito grande de investidores estrangeiros na bolsa brasileira, caso a taxa de juros americana suba, poderá acontecer uma grande saída de recursos do Brasil, uma vez que o investidor estrangeiro vai preferir investir em algo mais seguro e que vai começar a pagar um pouco mais de juros.

Comentário do autor; Lendo novamente o artigo, eu acredito que ficou faltando uma informação importante; as vendas de dólar por meio dos “Swaps” cambiais não reduz o tamanho das reservas de dólares, mas pode aumentar as despesas do governo federal (caso os swaps não sejam lucrativos).

 
 
 
 
  
 

Deixe um comentário

Trending