Muitos investidores, principalmente os iniciantes adquirem ativos sem ter o total conhecimento sobre o mesmo.
Assim, tais investidores acabam fazendo o investimento por um conselho do gerente de conta, ou de algum especialista financeiro.
Não há problemas em ouvir a opinião de outras pessoas, mas sem compreender a natureza do investimento fica difícil tirar suas próprias conclusões.
A informação, interpretação e o conhecimento são primordiais nos investimentos. Existem vários tipos de fundos de investimentos no mercado, principalmente os de fácil acesso que são distribuídos por bancos.
Todos esses fundos possuem uma lâmina, que nada mais é do que um relatório com as principais informações sobre o mesmo.
Lá contêm algo muito importante e que pode fazer você pagar para investir. Estamos falando da taxa administrativa. Essa taxa ela é cobrada por todos os fundos, e podem ser de certa forma abusiva.
Exemplo; um fundo que acompanha o rendimento do CDI e traz uma rentabilidade dos últimos 12 meses de 10% ao ano e que tem uma taxa administrativa de 4% ao ano, vai oferecer um rendimento próximo dos 6% ao ano.
Sem contar o IR que é cobrado no momento do resgate. Estamos tratando de uma rentabilidade bruta e não líquida. Vamos fazer uma mera comparação; Atualmente o IPCA (indicador da inflação) gira em torno de 6,5% ao ano, ao investir em fundo semelhante ao anterior você estará perdendo dinheiro!
Gostaria de salientar que os fundos de investimento não possuem garantias do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Os custos para realizar um investimento, ou para manter os seus investimentos são tão importantes quanto o rendimento auferido por eles.
Sempre pesquise e busque informações que auxiliem na tomada de decisão, até porque o dinheiro é seu e quem vai pagar é você.






Deixe um comentário