O ouro, um dos metais mais cobiçados da história, já foi utilizado como moeda nos primórdios da civilização. Depois, com a chegada do papel-moeda, o ouro acabou caindo em desuso.

O ouro é um metal precioso que nunca perdeu a sua importância no mercado e que, mesmo em situações extremas, como guerras e crises financeiras, é o mais procurado e valorizado. Mas será que é uma boa investir em ouro?

O ouro, além de ativo financeiro, também é comercializado em forma de jóia.

Quando vendido em forma de jóia, o ouro não é puro, pois o metal é mole e de difícil manuseio para elaborar jóias, assim ele acaba sendo misturado com outra liga metálica, como a prata. O ouro puro é de 24 quilates.  As jóias no Brasil, que possuem ouro, tem certo padrão de 18 quilates ou 75% de ouro.

Tecnicamente esse é o limite para elaborar uma peça. Nos Estados Unidos pode se encontrar muitas peças com 14 ou 12 quilates. 12 quilates giram em torno de 50% de ouro.

A cotação do ouro no Brasil segue 2 cotações: a primeira é do próprio ouro, a segunda é a do dólar.

Por isso certas situações podem ocorrer, como; a desvalorização do ouro no exterior, mas no Brasil, o metal preciso subir. Isso pode acontecer devido à cotação do dólar.  Por esse motivo, o ouro é um investimento que deve ser estudado bastante antes de ser feito.

Caso o investidor queira diversificar a carteira, recomendo alocar algo como 5% do capital. Essa porcentagem  seria o suficiente.

No Brasil o investidor vai precisar de uma grande quantia para comprar o ouro na bolsa de valores. A liquidez do ouro na bolsa não é uma das melhores. O mesmo conta com poucas negociações diárias. Outra forma de investir é na compra do ouro físico. Hoje existem alguns sites que vendem o ouro em barras.

A partir de uma grama já dá para comprar barras de ouro, mas eu não aconselho. A liquidez é pequena, e ficar com ouro guardado não é uma boa ideia.

A terceira forma é na compra de cotas de algum fundo indexado ao ouro. Em minha opinião o investimento em um fundo seria o melhor jeito de investir, pois dependendo do fundo você pode sair quando quiser.

É importante que o investidor olhe a lâmina do fundo antes de comprar e compare se o fundo seguiu de perto a cotação do ouro no mercado.

Deixe um comentário

Trending