2015 Happy New Year greeting card

O ano de 2014 teve vários momentos importantes que influenciaram nos investimentos e consequentemente na economia. Nesse especial de final de ano vamos relembrar alguns.

No início do ano até o mês de março vimos a bolsa de valores derreter e alcançar um dos menores níveis desde a crise de 2008, chegando a marcar os 45.000 pontos. Posteriormente, quando se deu o início as pesquisas eleitorais, pudemos acompanhar um mercado agitado e altamente volátil. Conforme as pesquisas apontavam vitória de Dilma, a bolsa reagia com queda acentuada, puxada principalmente pelas estatais. Agora quando a oposição mostrava que poderia reverter a situação, a bolsa subia impressionantemente. Com a confirmação da reeleição de Dilma, acompanhamos uma queda do índice Ibovespa, chegando, até o momento, aos 48.000 pontos.

Outro sujeito que mostrou sua cara esse ano, 2014, foi o dólar, moeda americana, que veio subindo desde o início do ano, e alcança no momento impressionante R$: 2,65, maior cotação para moeda desde  2005!

Seguindo trajetória ascendente está os juros, a Selic acumula alta e se encontra em 11,75% ao ano, caracterizando o Brasil com uma das taxas de juros mais altas do mundo. Sem esquecer o dragão da inflação, assunto muito discutido nas eleições e até o momento não está controlado, ficando acima do teto da meta de 6,5%. Outro fato curioso é o descumprimento do governo com a meta do superávit, dinheiro que sobra para amortizar a divida pública. O governo tinha uma meta de 1.9% do PIB, e até o momento, não vai conseguir entregar nem 1% do PIB.

O cenário para 2015 não é dos melhores, dificuldades ainda virão para todos, mas com coragem e determinação acredito que o Brasil vai passar por essa, e vai conseguir encontrar o rumo do crescimento.

Deixe um comentário

Trending