Todas as pessoas que trabalham com carteira assinada possuem uma conta no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço). A cada salário recebido é descontado uma porcentagem que vai para uma conta, e se por ventura o empregado for demitido sem justa causa, ele pode resgatar a totalidade do saldo. Mas o valor que aplicado rende mais ou, pelo menos, o mesmo que uma poupança? Eu acho que não.
O FGTS tem como uma de suas prerrogativas a de fornecer certa segurança ao empregado que é demitido de seu trabalho, fornecendo a ele a possibilidade de sacar o seu fundo, auxiliando nas despesas do dia-dia até conseguir encontrar um novo emprego. Até aqui concordo plenamente com a existência do fundo. O que fica complicado é a remuneração, a poupança rende algo em torno de 6% ao ano, atualmente está abaixo da inflação que é em torno de 6,5% ao ano, o FGTS rende 3% mais TR, porém o TR é um índice ultrapassado.
Segue gráfico mostrando uma simulação com uma conta ajustada pela regra do FGTS, uma conta pelo IPCA, outra IPCA + 3% e uma pela poupança. Para realizar a simulação utilizei a alíquota de 8% do FGTS em cima do valor do salário mínimo ajustado anualmente.
Podemos observar que ao final dos 10 anos da simulação, existe uma boa diferença entre os valores de cada conta. O primeiro fator nítido é o rendimento inferior da conta do FGTS em comparação a outras contas. A conta corrigida pela inflação (IPCA) rendeu 11% a mais que o FGTS, isso significa que durante esse tempo o trabalhador que manteve sua conta intacta do FGTS perdeu dinheiro! Se o trabalhador pudesse escolher onde investir, e simplesmente deixasse na poupança, ele teria um rendimento 19% superior. Por último, caso houvesse a troca do índice de correção do FGTS (que usa a TR) pelo IPCA, ficando IPCA mais 3%, a diferença iria para 30%, isso mesmo, o saldo do seu FGTS seria 30% maior.
Ano passado já houve alguns episódios em que empregados foram à justiça questionar a Caixa Econômica Federal (Banco onde o fundo fica aplicado) a baixa remuneração, e realizar a troca dos 3% mais TR por 3% mais IPCA, estamos falando de uma boa diferença a mais, e isso não é nenhum absurdo uma vez que inflação está alta, nada mais justo que o seu dinheiro render mais. Porem eles nao conseguiram efetivar a correção do índice, os processos acabaram ficando no STF (supremo tribunal federal).
Sem falar em uma questão que acho muito importante, esse dinheiro poderia estar na mão do empregado, e assim ele poderia estar decidindo o que é melhor para o seu dinheiro, se ele quer guardar ou gastar. Acredito no auxílio que FGTS presta para todos os trabalhadores quando os mesmo se encontram em situação difícil, mas não concordo em remunerar o nosso dinheiro com menos que a inflação.







Deixe um comentário