Vejo algumas pessoas questionando o aumento do preço da gasolina, e realmente é complicado entender como o petróleo que era negociado há poucos meses, pelo valor de $100,00 dólares o barril, cai para aproximadamente $50 dólares, e aqui no Brasil a gasolina sobe. Isso tem explicação? Tem sim, e na verdade é simplesmente um ajuste.
Quando o governo começou com os programas de isenção de IPI para alguns setores da economia, seguido de juros baixos, e controle dos preços da gasolina e energia com o intuito de fomentar o consumo, a estratégia a princípio deu certo, mas depois desandou. As empresas que sofreram com o congelamento de preços, como a Petrobras e a Eletrobras, começaram a presenciar uma alta constante de suas dívidas, uma vez que com as receitas drenadas e os custos subindo, as empresas não podiam fazer nada e ainda para complicar mais o dólar começou a subir, fazendo a dívida das empresas captados no exterior subir devido a cotação da moeda americana.
Após a eleição a presidente reeleita abriu o jogo e reconheceu que o Brasil não anda bem economicamente e que haveria de fazer ajustes. Começando pelas tarifas represadas para impulsionar o consumo interno.
Acontece que o preço do petróleo está caindo, e bastante! Porque este ajuste não foi menor, ou simplesmente não deixou de acontecer? A resposta é simples, a Petrobras está muito endividada, e precisa de receita para amortizar a dívida e, além disso, a empresa precisa captar recurso para cumprir com os investimentos que irá fazer para extrair o petróleo do o pré-sal.
Não podemos esquecer do recente aumento do combustível que veio por meio da CIDE (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico). Este imposto tem por objetivo aumentar a arrecadação do governo, que está lutando para conseguir, esse ano, cumprir com o superávit prometido de 1,2%.
Porém existem mais algumas dúvidas relacionadas à Petrobras: será que com o preço do petróleo despencando é viável extrair petróleo de águas profundas? A receita oriunda destes poços vai compensar e render algum lucro para a mesma?
Com muitos países investindo em novas fontes de energia de baixo custo e menos prejudicais ao meio ambiente, vejo o petróleo sendo um investimento duvidoso para o futuro.






Deixe um comentário