indicadores

Já faz um bom tempo que os brasileiros não viram a inflação, o dólar e os juros em valores tão altos como os de hoje. Resultado de vários fatores externos e internos, como o fim do programa de expansão monetária dos Estados Unidos, o aumento de preços de produtos controlados pelo governo e as medidas de controle monetário nacional. Apesar disto tudo, o Brasil oferece, neste momento, uma das melhores oportunidades de investimentos que nenhum outro país pode oferecer.

Com a taxa de juros se mantendo elevada, vários ativos financeiros de baixo risco estão muito atrativos, tanto no curto no médio e longo prazo. O CDB seria a primeira opção de investimento, de fácil acesso, qualquer pessoa com uma conta bancária pode ter acesso a este tipo de ativo. O CDB consiste em “emprestar um determinado valor ao banco”, em troca o banco remunera o seu investimento em uma porcentagem do CDI, que hoje se encontra em 12,59% ao ano.

As LCI e LCA são a segunda opção, muitos bancos oferecem esse tipo de ativo, que é muito parecido com o CDB, porém possui duas importantes diferenças, a primeira ligada à liquidez, as LCI e LCA geralmente possuem uma data de vencimento, sendo assim você não pode liquidar antes do tempo. A segunda diferença, que ao contrário, dos CDBs, as duas letras possuem isenção de IR. Tanto o CDB quanto as LCI e LCA possuem garantia do fundo garantidor de até R$ 250.000.

Outro tipo de investimento que aconselho são as letras do tesouro, o Tesouro Direto. Você pode encontrar letras indexadas ao IPCA mais inflação, e letras com a remuneração vinculada a SELIC. As letras corrigidas pelo IPCA estão atualmente oferecendo mais 6% de juros. Caso você invista no Tesouro Direto , é bom estar atento ao vencimento das letras e se elas possuem pagamento de juros semestrais, algo muito interessante, formando um “pinga-pinga” em sua conta.

No inicio do ano já tinha alertado sobre esses investimentos com o intuito de aproveitar os fatos atuais. O país está passando por um momento bastante complicado de modo que as oportunidades estão aí, esperando para serem aproveitadas.

Deixe um comentário

Trending