planejamento

O mercado de capitais possui dois tipos de investimentos,  a renda fixa, e a renda variável. A grande parcela das aplicações em renda fixa possui seus rendimentos constantes e fornecem certa segurança, já a renda fixa possui volatilidade do mercado. Mas porque eu deveria investir em renda variável? A resposta é simples, porque além do pedaço da empresa que você comprar por meio das ações, ou um pedaço de um imóvel , por meio de cotas de fundos imobiliários, você vai se beneficiar das possíveis distribuições de lucros.

Quando investimentos na poupança, CDB, tesouro direto, LCI, LCA e outros produtos de renda fixa, o princípio é simples, você empresta o valor investido para instituição em questão, e então ela remunera o seu capital por algum valor combinado na hora do investimento, pode ser IPCA mais uma taxa de juros, o CDI ou a SELIC,  IGP-M mais juros etc… Aqui existe um detalhe, o rendimento ou lucro é proveniente do seu dinheiro e não de uma participação em alguma empresa.

Investir em ações, nada mais é do que comprar um pequeno pedaço de uma empresa. O investidor agora é um pequeno sócio da empresa. Para escolher a melhor ação é preciso estudar o negocio, se ele é bom e lucrativo. Será que é uma empresa que você gostaria de ser o dono? Essa é uma boa pergunta que você pode fazer a si mesmo.

Comprar ações não beneficia somente o investidor, mas traz um grande beneficio a empresa. Investir em empresas traz recursos, cria empregos,  aumenta a produção e traz mais competitividade ao mercado. Para as empresas que tem a possibilidade de contar com um mercado de ações com bastante liquidez e muitos investidores é ótimo, pois o custo para conseguir o capital para expandir é muito mais barato do que se fosse conseguir por meio de empréstimos.

Deixe um comentário

Trending