tombini

Recentemente o presidente do banco central, Alexandre Tombini comentou que grande parte dos efeitos da alta da Selic ainda não impactaram de maneira efetiva a inflação, sendo assim, os efeitos dos juros altos ainda virão, fazendo a inflação perder força, consequentemente estabilizando os preços e a economia.

Com esse pronunciamento, os economistas enxergam o fim do aperto monetário. A estabilização da taxa Selic nos parâmetros atuais, 13,75%, e se o fato do IPCA começar a perder força, pode mostrar aos investidores de plantão uma nova oportunidade de investimento! Os títulos prefixados.

A estabilidade e consequente redução dos juros beneficiam de maneira direta títulos prefixados. Vamos utilizar um exemplo: um investidor comprou letras do tesouro com juros prefixados a 12% ao ano, após a aquisição das letras a taxa Selic começa a cair, chegando a 10% ao ano, em quanto a inflação fica no centro da meta, 4,5%. O titulo vai render os juros prefixados, sendo assim o investidor vai continuar recebendo os 12% ao ano, até o vencimento do titulo. Nessa situação os juros reais (que seria a inflação menos o juros prefixados) seria de 7,5%, em quanto o investidor que estivesse investindo em letras Selic, estaria obtendo um juros reais de 5,5% (10% Selic menos 4,5% inflação).

Além das letras prefixadas, os leitores podem ficar atentos às letras de juros prefixados mais inflação. Sugiro montar uma carteira com letras que fazem pagamentos semestrais, e de diferentes vencimentos. Hoje existem letras prefixadas mais inflação pagando mais de 6% de juros! Uma oportunidade dessas pode não acontecer novamente.

Deixe um comentário

Trending