cavalo-de-troia

A um bom tempo, acompanhamos a novela grega a respeito das severas dificuldades econômicas que o país vem passando desde a crise financeira que atingiu os Estados Unidos e consequentemente o mundo em 2008. Mas o que esta acontecendo realmente naquele país?

A Europa é um continente formado por vários países, e todos eles estão muito próximos, um dos outros, quase como se fossem estados. Antigamente, antes do euro, cada país tinha sua moeda, o que acabava gerando certa dificuldade de realizar negócios entre eles. Com o intuito de facilitar as negociações entre os mesmos, e unir mais o continente, foi criado à moeda única da união europeia, o euro. No inicio alguns países da união europeia entraram para zona do euro e posteriormente outros países foram convidados a entrar.

Porem a utilização de uma moeda para todos aqueles países gerou além dos benefícios, sérios problemas que no inicio não foram perceptíveis. O mais claro de todos é que com a criação de uma moeda única, os países com grandes dividas publicas, não podiam simplesmente “imprimir mais moeda” para pagar suas dividas. Sendo assim os países tinham que caminhar de maneira similar. Esse fato mostrou que os países precisavam ter uma política fiscal parecida, em outras palavras, eles teriam que gastar tanto o quanto arrecadavam.

Países como a Grécia, Portugal e Espanha tem certos problemas fiscais, e antes de entrar para a zona do euro tinham mais dificuldade para captar recursos, e equilibrar as contas quando faltava dinheiro. Mas dentro da zona do euro, compartilhando dos mesmos benefícios de países como a Alemanha e a França, esses países começaram a captar mais e com mais facilidade, até que a crise de 2008 chegou e fez com que o dinheiro ficasse mais difícil de conseguir.

Os credores, Banco Central Europeu, e o FMI acham que a austeridade vai ajudar e quem sabe resolver os problemas da Grécia. A receita para isso é basicamente aumentar os impostos, privatizar ativos públicos (receita) e diminuir os benefícios sociais (despesas). O governo grego e os credores tiveram um acordo sobre as propostas de austeridade, o que vai liberar mais empréstimos para a Grécia. Sendo assim, fica agora a perspectiva que a tudo isso funcione e a economia grega reaja.

Deixe um comentário

Trending