7%
Nas ultimas semanas, os títulos do tesouro brasileiro sofreram com a volatilidade dos juros. Esse fato decorre da perspectiva de rebaixamento da nota de credito brasileira, pela atual crise política e econômica. Com a volatilidade dos juros as letras que possuem juros prefixados, e juros prefixados mais IPCA ficaram muito atraentes, com rendimentos chegando a pagar 14% ao ano (no caso das prefixadas) e 7% mais IPCA, (no caso das letras com juros mais inflação).

Além de trazer vários benefícios, como segurança e ótima rentabilidade, comparado com os produtos tradicionais dos bancos de varejo, como a poupança, previdência privada e o CDB, as letras do tesouro pode beneficiar o investidor com rápida rentabilidade.
Mas como isso é possível? Uma aplicação de renda fixa pode render muito mais em um mês do que no outro? A resposta está nos juros. Quando o mercado opera com uma perspectiva ruim para o país, os juros tendem a ficar voláteis, e o titulo do governo desvalorizar e começar a pagar mais juros. Vamos exemplificar isso.

Um investidor que  comprou uma LTN (letra prefixada) com vencimento para 2021 no dia 7 de julho de 2015, e vendeu a mesma letra no dia 22 de julho de 2015 (uma operação de alguns dias) conseguiu uma rentabilidade bruta de 1,93%! A letra estava sendo negociada a R$ 518,81, e no dia 22 estava cotada a R$ 528,86.

Mesmo que o investidor compra a letra, e o resultado no curto prazo não der certo, ele pode ficar com a letra até a data do vencimento, ou até uma oportunidade de forte rendimento aparecer.

Deixe um comentário

Trending