Com o déficit registrado nas contas publicas no ano passado, acompanhado de uma previsão de déficit para esse ano e com o relatório do orçamento mostrando um provável déficit no ano que vem, ainda é seguro investir em papeis do tesouro nacional?
Sim, ainda é seguro, no contesto nacional é o investimento mais seguro que pode se encontrar. Mesmo com títulos de renda fixa protegidos pelo fundo garantidor, nenhum outro tipo de investimento possui a garantia do tesouro nacional.
Mesmo com um novo rebaixamento da nota brasileira os títulos nacionais continuam tendo boa segurança. O Brasil só poderia oferecer risco real “de calote” caso estivesse em uma situação similar a da Grécia ou na época da hiperinflação, coisa que está de maneira técnica longe de acontecer.
O que o investidor pode fazer é continuar aplicando no tesouro, e se beneficiar das taxas atrativas dos títulos. A economia brasileira é bem diversificada, portanto difícil de entrar em um declínio a ponto de comprometer o pagamento dos juros da divida publica, sem falar que o percentual da divida que corresponde aos investidores pessoa física no Brasil é menor que 1% do total da divida.






Deixe um comentário