
Há um tempo o tesouro estava pagando excelentes rendimentos em letras com juros prefixados. As letras de IPCA mais juros estavam rendendo o IPCA mais juros de 8%! Já as letras prefixadas estavam pagando mais 17% ao ano! Hoje o pessimismo parece não ser o mesmo de antes, e as letras começaram a ficar menos rentáveis.
A mudança na taxa de juro prefixado das letras do tesouro sofre com a volatilidade dos juros futuros, que são negociados na bolsa, caso ele aumente, a tendências das letras prefixadas é de pagarem mais, caso ele baixe, as letras tem rendimentos menores.
Quando existe uma mudança forte na taxa dos juros futuros geralmente o tesouro direto é suspenso até a normalização do mercado. Isso aconteceu diversas vezes esse ano. Hoje as letras IPCA mais juros estão pagando algo em torno de 7%, e as prefixadas um pouco mais de 15,5%.
É interessante acompanhar a mudança nos juros. Para os investidores que possuem letras com taxas de 8% mais IPCA e conseguiram comprar letras com 17% no prefixado, pode ser uma boa hora de vender algumas e realizar um lucro de curto prazo com a volatilidade dos juros!





Deixe um comentário