juros 11
A ultima reunião do Banco Central foi marcada por uma votação divida pela manutenção da taxa de juros. Porem existe uma grande possibilidade do Bacen elevar a taxa de juros em janeiro, uma vez que a perspectiva para inflação se encontra fora do teto da meta.
O ajuste fiscal que saiu pela metade, e falta ainda algumas partes para serem feitas está influenciado de maneira negativa a perspectiva da inflação para o ano que vem. De maneira que o Banco Central terá que tomar uma atitude para fazer a parte dele, que é de colocar a inflação no centro da meta.
Porem, se o Banco Central elevar a taxa de juros, isso vai acarretar em mais gasto publico com o pagamento dos juros da divida. O governo já tem serias dificuldades em zerar as contas (Receitas menos as Despesas) e com um aumento dos juros isso irá aumentar ainda mais as despesas.
Cortar mais despesas poderá vir a influenciar programas públicos que são muito importantes para o governo e a população, como a Minha Casa Minha Vida ou o Bolsa família. Além de cortar as despesas o governo vai precisar de mais receitas, podendo vir a aumentar os impostos ou criando novos.

Deixe um comentário

Trending