
Periodicamente precisamos avaliar nossa carteira de investimentos. Há dois anos, estar posicionado em papeis prefixados, principalmente em letras Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado seria algo bem interessante.
Ainda mais depois que o processo e impeachment foi iniciado. Naquele período, tínhamos uma perspectiva muito grande de mudança (melhora).
Hoje, o cenário político, e econômico ainda são desafiadores, porem, sem inflação. Antes tínhamos uma inflação de 10,57%, hoje estamos com nossas expectativas muito bem ancoradas.
Desse modo, a Selic, que antes era negociada a 14,25% vem caindo a cada reunião do COPOM. No momento em que escrevo, estamos em 11,25%. Logo-logo a taxa básica de juro pode chegar a um digito.
Mas então, nesse momento o que devo fazer? Compro letras pós-fixadas, ou prefixadas?
É difícil responder essa pergunta, porque temos dois cenários a frente.
O primeiro, que mais me agrada, é da queda do juro real. Ou seja, uma queda entre a diferença da Selic e a inflação.
Hoje temos algo acima dos 7%, quem sabe, essa diferença não seja reduzida para algo mais próximo dos 4% ou 3%?
Juro real que outras economias equivalentes ao Brasil praticam. Isso vai aumentar a procura por outras formas de investimento, como ações e fundos imobiliários.
Na minha visão, tudo isso seria possível por meio de uma serie de reformas. Desde a previdência até a tributária.
A mudança com relação aos gastos e arrecadação poderia, no médio a longo prazo, dar mais qualidade a arrecadação, fazendo com o que o superávit, possa aparecer ante de 2020.
Isso tudo, representa de certa forma um sonho… Algo mais próximo da utopia do que da realidade.
O segundo cenário está voltado a uma piora no cenário político e econômico. O resultado disso poderia ser uma estagnação do processo de reformas, e consequentemente uma melhora lenta da parte fiscal.
Enfim, contando com um cenário político e fiscal mais nebuloso, não saberia dizer se a inflação permaneceria controlada.
O juro vai ceder até um ponto onde a inflação continue no centro da meta, e o cenário econômico mostra sinais mais claros de retomada.
Mas se o governo precisar tomar atitudes similares àquelas que já foram realizadas em governo passado (incentivos, subsídios e afins) podemos ver aumento do déficit e da inflação.
A inflação não subiria devido ao consumo, mas pelo dólar. Acontecendo isso, os investimentos prefixados nesse momento não seriam, uma boa alternativa.
Nem sempre a inflação se trata só de juro. O lado fiscal pesa bastante, tornando uma das engrenagens mais importantes dentro dessa maquina, chamada Brasil.
Resumindo…
Se for comprar papeis com juro prefixado, ao menos pegue o Tesouro IPCA, e não o Tesouro Prefixado.
Tente comprar os papeis com vencimento mais próximo, dessa forma as oscilações do mercado não vão trazer muita volatilidade ao investimento.
Tesouro Selic é uma boa pedida nesse momento. Temos que aguardar com mais atenção o desfecho político.
Títulos pós-fixados de bancos médios e pequenos também são uma alternativa interessante. Por se tratar de aplicações que envolvem mais risos, aconselho investir menos. Escolha papéis com vencimento mais próximo, no máximo um ano, de preferência a rendimentos de no mínimo 110% do DI.
No caso das LCI e LCA, o investidor pode procurar por papeis que estejam pagando algo próximo dos 90% a 95% do DI. Uma vez que essa aplicação é isenta de IR, esse rendimento é equivalente aos 110% de um CDB por exemplo.
Na ultima semana, nossa carteira obteve valorização de 0,16% contra 0,24% do IFIX. Contando com as posições em Tesouro Selic, nosso rendimento foi de 0,18%.
Para conferir a carteira na integra, com mais dados relacionados aos ativos, o leitor pode conferir clicando no link Carteira Gabriele
Projeto lançado pela Oliver Investimentos no ultimo dia de 2016, com diversas informações.
Além disso, o projeto conta com simulação de diferentes tipos de estratégias. Você gostaria de saber quanto reais seria necessário guardar, todo mês, para conseguir alcançar o primeiro milhão?
Em Criando sua Aposentadoria, você vai encontrar tais respostas, de maneira bem simples e direta! Para conferir todo o conteúdo, basta clicar no link Criando sua Aposentadoria
Investir em Fundos Imobiliários ou qualquer tipo de investimento envolve riscos e possíveis perdas. Rendimento passado não é garantia de rendimento futuro. Invista com consciência.





Deixe um comentário