O leitor está precisando de dinheiro agora? Para daqui uma semana? No máximo um mês? Então você veio para o lugar certo!

Todas as pessoas que moram nesse planeta chamado Terra, possuem algum conhecimento, hobby, ou habilidade.

Os problemas é que muitas acabam morando longe de lugares que poderia explorar o melhor delas.

Alguém que gosta de futebol americano, mas mora aqui no Brasil. Seria uma maravilha poder mora nos Estados Unidos e acompanhar um jogo da NFL todos os finais de semana, não é verdade?

Mas se eu te disser que existe um jeito de explorar suas habilidades, e com isso ainda ganhar dinheiro, você acreditaria?

Pode acreditar! Trabalhando como Freelancer é possível até ganhar a vida assim!

Mas como?

Para conseguir um trabalho, ou projeto, primeiro, você precisa de uma pessoa que lhe contrate.

Para achar essas pessoas, o seus futuros clientes o freelancer precisa entrar em contato com eles.

Atualmente na internet, temos algumas plataformas que fazem essa intermediação entre o profissional e o empregador.

O Workana é uma delas. Existem diversos trabalhos que podem ser feitos a longa distância, sem necessidade de entregar algum produto, e tão pouco bater “cartão ponto”, por exemplo.

O trabalho de freelancer tem diversas vantagens comprado com outros trabalhos, principalmente aqueles de carteira assinada.

O mais contundente está relacionado ao horário de trabalho. Você é dono do seu tempo, e assim, pode trabalhar da mineira que mais lhe agrada.

Se você quiser trocar a manhã pela tarde, ou de repente só trabalhar a noite, você pode estar fazendo isso.

Tranquilamente, não existe uma obrigação para cumprir determinado horário, ou estar presente para realizar tal serviço.

O trabalho de freelancer é totalmente livre! Existe sim um comprometimento entre você e o empregador, até por isso, o freelancer é o profissional.

Montando um portfólio

Para começar a procurar por trabalhos no Worklana, ou qualquer outra plataforma de trabalho, é preciso monstra um perfil, adicionando suas características, os trabalhos que gostaria de desenvolver e seu portfólio.

Aqui é uma parte muito importante! É preciso desenvolver algo antes de começar a procurar trabalho nessas plataformas.

Não é uma obrigação, mas a partir do momento que você consegue elaborar algo, e assim, colocar como um cartão de visitas, o seus possíveis empregadores vão ter uma ideia de como é o seu trabalho, e assim, podem acabar te contratando.

No portfólio o profissional pode colocar esses trabalhos, e suas habilidades. Funciona de maneira bem parecida com um curriculum. Porem mais elaborado.

Quanto mais informações você botar em seu perfil na plataforma, melhor será! Desse jeito os interessados terão mais confiança em contratar os seus serviços.

Sem mencionar que desse modo, problemas com o trabalho podem ser evitados. Nesse tipo de plataforma, onde o site faz uma intermediação entre os interessados, vira e mexe, ocorrem problemas.

Nada muito grava, mais pode ocorrer do empregador não entrar mais em contato, e assim deixar de pagara, ou pelo menos, continuar o projeto, e até proposta que foram contratadas, serem cancelados posteriormente, devido ao arrependimento do empregador.

Tudo isso pode ocorrer, entre varias outras situações. Por isso os sites de intermediação são importantes nesse ecossistema dos freelancers!

Que trabalho pegar?

Vários tipos de trabalhos estão disponíveis em tais plataformas, desde programadores, para elaborarem paginas, das mais complexas, até contadores.

Tudo isso pode ser encontrado no Workana, mas o que eu posso estar fazendo? Então o que eu sugiro, e é algo que pode dar muito certo, mesmo! É começar a escrever!

Vamos pegar o exemplo do cara que curti futebol americano. Ele mora no Brasil e não tem como acompanhar ali, no estádio.

Mas possui ESPN, e com a internet, ele consegue as mais varias informações, quase que em tempo real.

Por que não mostrar um blog sobre Futebol americano? Montando o blog, além de expressas suas expectativas e opinião sobre os jogos, o cidadão ainda vá conseguir ter um portfólio (o blog pode servir para isso, assim o profissional pode mostrar o conteúdo do mesmo, já que é de sua autoria).

E ainda por cima, o freelancer vai melhorar suas técnicas de SEO, e de escrita com o blog!

Praticamente um jogo de ganha-ganha! Depois disso, é preciso procurar projetos que estejam alinhados com o trabalho do freelancer.

Não é porque você adora Futebol Americano, e escreve sobre o mesmo, que você não possa estar escrevendo sobre outros esportes.

Ampliando um pouco mais seu raio de ação, o profissional estará conquistando novos trabalhos. Lembrando que os mesmo projetos vão ajudar na experiência do profissional

Uma vez que essas plataformas de freelancer possuem uma espécie de ranking, onde os empregadores podem colocar notas e avaliações os profissionais e seus trabalhos.

É possível saber até, se aquele profissional foi contratado mais vezes, por um mesmo empregador (isso sugere que o trabalho do freelancer é bom!).

Deixe um comentário

Trending