O Dealer é a pessoa que vende os ativos por conta própria, sem haver intermediação. Ou seja, no mercado financeiro, podemos dizer que grandes instituições financeiras, acabam funcionando como Dealers.
Elas entram no mercado, munidas de grande volume de recursos. A movimentação dos Dealres, devido ao volume de recursos, pode ser extremamente alta, sendo que esses “players” podem influenciar bastante no preço de um ativo durante um pregão, por exemplo.
É possível afirmar que os Dealers, por terem grande capacidade de influenciar os mercados, são peças importantes para o funcionamento do mercado. Querendo ou não, os Dealers são aqueles que dão liquidez ao mercado.
Fora do escopo o mercado, podemos dizer que o Dealer é aquele que compra mercadorias para revender aos consumidores.
O Dealer é uma figura, que nesses casos, distingue um distribuidor de um agente ou representante. O estoque é o seu risco.
Funcionamento do Dealer
Diferente do que ocorre com as corretoras, ou agentes que fazem a intermediação de ativos na bola, os Dealesr investem por sua conta em risco, sendo motivados a realizar operações visando o lucro com as diferenças entre os valores de compra e venda.
Ou seja, o Dealer não deixa de ser um investidor também. O Dealer procura o lucro em suas operações.
O que acontece é que o volume de recursos é alto, e assim, o Dealer também executa uma função importante no mercado, gerar liquidez para determinados ativos.
Gostou do artigo? Segue alguns projetos que podem lhe interessar;
- IFIX Comentado Volume I
- Guia de Fundos Imobiliários
- Criando sua Aposentadoria
- Criando sua Aposentadoria parte II
- O Investidor






Deixe um comentário