A balança de transações correntes possui em sua composição outras três balanças, que são as seguintes;
- Balança Comercial
- Balança de Serviços
- Rendimentos de investimentos e as transferências unilaterais
Em outras palavras, a balança de transações correntes é os rendimentos líquidos de um determinado país.
Caso essa balança esteja positiva, podemos considerar que o país em questão possui um rendimento positivo contra o exterior, ou seja, crédito.
Em caso de uma balança deficitária, então o país conta com uma dívida no exterior. Uma dependência maior.
Como funciona a balança de transações correntes?
As balanças de transações correntes são compostas por três balanças distintas. Sendo assim, é necessário avaliar os números das três balanças para conseguir chegar a um determinado número.
Na balança comercial, nós podemos encontrar o resultado entre as transações do país com o exterior.
Esse resultado é composto pelas vendas e compras que o país faz, ou seja, o resultado das importações menos exportações.
Na balança de serviços podemos encontrar números referentes aos serviços prestados no país, ou no exterior.
Dentro desses números existem alguns setores que se destacam, como o turismo, transporte, royalties e seguros.
Sendo assim, podemos encontrar certas peculiaridades entre as balanças até aqui mencionadas.
Por exemplo, a balança comercial de um país pode ser deficitária, porém, ao analisar a balança de serviços, podemos encontrar alguns valores interessantes.
Isso pode acontecer devido aos investimentos realizados em um país, visando à construção do seu parque industrial no exterior, mas depois, com o desenvolvimento de seus negócios no exterior, esse mesmo país pode acabar recebendo parte dos lucros, por meio dos royalties.
Um exemplo disso são as empresas que trabalham com o negócio de franchising. Por mais que exista certo investimento, ao menos para abrir o negócio, o fluxo de capital, posterior, vai voltar para o país de origem, através dos royalties.
Os Estados Unidos, por exemplo, possui em certos períodos um fluxo de capital positivo, demonstrando que entra mais dinheiro no país do que saí.
Porém, em momentos onde a economia está mais forte, consequentemente, existe uma expansão para o exterior, levando parte desse fluxo de capital. Em outras palavras, ocorre um investimento maior no exterior.
Por último temos a balança de rendimentos e transferência unilaterais. Aqui ficam caracterizadas as transferências entre imigrantes.
Então dentro dessa balança temos os valores oriundos daqueles que vão fazer turismo em outros países, levando dinheiro e consumindo serviços e produtos de fora.
Nessa balança, podemos identificar se o país é um destino turístico mais visado, ou se de repente é um país que possui mais pessoas saindo, indo viajar ao exterior.
Vale destacar que nessa última balança ainda temos os rendimentos provenientes de investimento. Portanto, aqui teremos uma imagem referente à atratividade do país.
Geralmente, países que possuem taxas de juros mais atraentes, e certa segurança, contam com investimentos maiores vindo do exterior.
O Brasil, por exemplo, é um país que depende bastante do dinheiro vindo do exterior. A nossa bolsa de valores possui uma participação expressiva do capital estrangeiro.
Influência da Balança de transações correntes.
Várias coisas podem influenciar os resultados da balança de transações correntes. Entre alguns números que podem influenciar tal balança temos as cotações da moeda e a taxa de juro dos países.
Países que contam com uma moeda mais “barata” geralmente contam com serviços e produtos mais em conta, além de favorecer a entrada de capital vinda do exterior.
Quando o assunto é juros, o mesmo pode ser preponderante para a decisão de investimentos nos países, uma vez que a rentabilidade prospectada pode ser maior em comparação a outras regiões do globo.
Gostou do artigo? Segue alguns projetos que podem lhe interessar;
- IFIX Comentado Volume I
- Guia de Fundos Imobiliários
- Criando sua Aposentadoria
- Criando sua Aposentadoria parte II
- O Investidor






Deixe um comentário