Com o fim de financiar as operações de um dos setores mais importantes da economia nacional, conheça mais sobre os principais títulos do agronegócio.

Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

Um dos principais instrumentos de captação de crédito para o agronegócio é através das CRA. Inclusive, tais certificados têm função importante dentro do mercado nacional.

Muitos investidores, fundos e demais agentes do mercado financeiro buscam nas CRA uma forma de investir com segurança e alta rentabilidade.

Mas quem pode emitir uma CRA? As CRA são emitidas por seguradoras que trabalham com crédito para as seguintes demandas:

·         Comercialização de produtos do agronegócio em geral;

·         Beneficiamento;

·         Produção.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Outro instrumento de crédito muito interessante no mercado são as LCA. Diferente das CRA, onde as seguradoras são as emissoras, quem faz a emissão das LCA são os bancos.

As LCA podem ser utilizadas para financiar diferentes instrumentos de crédito, como:

·         CPR (Cédula de Produtor Rural);

·         Duplicatas;

·         Notas promissórias rurais;

·         Dentre outros.

Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO)

O Fiagro vem ganhando destaque no mercado financeiro por se tornar mais um novo meio dos investidores acessarem uma forma de investir no agronegócio.

Por sua vez, com o Fiagro, o agronegócio consegue capital para financiar diferentes operações, como a produção, investimentos na área e demais.

Para as empresas do agronegócio, os Fiagro surgiram como uma forma mais barata de conseguir dinheiro no mercado.

Cédula de Produtor Rural (CPR)

A CPR nada mais é do que uma espécie de penhora para o produtor rural. Ou seja, em troca da linha de crédito, a instituição financeira fica com a penhora de um ativo como garantia.

Vale destacar que a CPR deve ser registrada em uma instituição regulada pelo Banco Central, assim, o investidor estará seguro de que todos os dados referentes ao título são verdadeiros.

Outro dado importante: a CPF pode ser liquidada com a entrega física da mercadoria (no caso da produção rural) ou financeira (com o pagamento do título em dinheiro).

Títulos de crédito: Certificado de Depósito Agropecuário (CDA)

O CDA representa a entrega de um produto do agronegócio em um armazém certificado pelo governo.

Warrant Agropecuário (WA)

Se o CDA representa a entrega de um produto, o WA por sua vez é a representação do pagamento de tal produto. No caso o WA é a promessa de pagamento pelo produto entregue.

Títulos de crédito: CDCA

Por último, temos o CDCA. O CDCA nada mais é do que um título de pagamento aos direitos créditos do produtor rural.

O CDCA pode ser utilizado para a promessa de pagamento de financiamentos, empréstimos e demais tipos de créditos do agronegócio. 

Deixe um comentário

Trending