Você tem conhecimento sobre o mercado financeiro, quer ganhar muito dinheiro e não se importa de tomar riscos? Então, você provavelmente é um investidor de perfil arrojado.
Ao contrário dos investidores conservadores e moderados, os arrojados são muito mais flexíveis com relação às estratégias de investimentos e possuem profundo conhecimento sobre o mercado financeiro.
Se você não possui algumas dessas características, cuidado! Talvez você ainda não seja de perfil arrojado. Então, para ajudar com eventuais dúvidas sobre o seu perfil, veja mais sobre o perfil arrojado a seguir:
O que é Perfil Arrojado?
Os investidores que se enquadram dentro do perfil arrojado costumam ter as seguintes características:
- Grande conhecimento do mercado financeiro;
- Apetite pelo risco;
- Visão de longo prazo para os investimentos;
Desse modo, esses investidores podem trabalhar com diferentes estratégias de investimentos. Além disso, o investidor poderá utilizar diversos ativos em sua carteira.
Inclusive, por meio da diversificação, o investidor terá mais chances de se proteger da volatilidade do mercado. Com isso, o risco é reduzido, sem comprometer os eventuais ganhos da carteira.
Em resumo: dentre todos os perfis, o arrojado é aquele mais flexível, onde é possível desenvolver diferentes tipos de estratégias, investindo em praticamente qualquer ativo.
Quais são os ativos alvo do investidor arrojado?
Como mencionado, praticamente qualquer ativo pode ser alvo do investidor arrojado. Considerando que este investidor tem uma visão de longo prazo, e não vai se importar em ver o seu investimento sofrendo com a volatilidade do mercado, aquele de perfil arrojado poderá utilizar seus conhecimentos para definir a melhor carteira possível.
Nesse sentido, o investidor pode aplicar seus recursos em ativos de renda fixa, observando as oportunidades geradas pela alta da Selic. Ou ele pode fazer uma carteira só de ativos de renda variável, caso identifique oportunidades na bolsa, tendo em vista a queda do Ibovespa, por exemplo.
Ou seja, há muitas estratégias e ativos que podem se tornar alvo. Contudo, é importante dizer que o investidor arrojado não está preso a somente um tipo de estratégia, ou a alguns ativos. Quando o investidor é apontado como arrojado, muitos pensam que ele deverá investir em renda variável e assim, manter uma parcela pequena do patrimônio na renda fixa.
Porém, isso não é bem verdade. O que acontece, na realidade, é que o investidor arrojado tem mais conhecimento e, portanto, está mais confortável em investir tanto na renda fixa quanto na variável.
Conclusão
Todo aquele que começa a investir no mercado financeiro e pretende continuar investindo e aprendendo, possivelmente se tornará um investidor de perfil arrojado.
A partir dos seus conhecimentos e experiências, o investidor poderá definir melhor sua carteira, alocando seus recursos em diferentes ativos, como ETFs, CDBs, LCIs, LCAs, Letras do Tesouro, ações, fundos imobiliários, dentre vários outros.
Destacando que investidores com apetite ao risco e visão de longo prazo, por vezes, não se encaixam como investidores arrojados devido ao baixo conhecimento sobre o mercado financeiro. Querendo ou não, para ser um investidor arrojado, é preciso conhecer mais sobre o mercado.






Deixe um comentário