Em 2024, o ouro vem se valorizando bastante, gerando retornos de até 19% em dólar. Ou seja, até dia 30 de novembro de 2024, o ouro estava sendo negociado a US$ 2.657,80 a onça.

Já no Brasil, o ouro também vem entregando ótimos resultados. Mas como investir no ouro? Você sabe? Confira a seguir algumas opções de investimentos.

Porque investir no ouro?

Para muitos, o ouro é considerado um investimento de segurança, onde os investidores compram o mineral na tentativa de reduzir a volatilidade da carteira em momentos de crise.

Dentre os cenários de crise, podemos destacar as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio (entre Israel, Hamas e Hezbollah).

Portanto, quando temos crises econômicas, guerras e cenários de dificuldades, como uma pandemia, por exemplo, o ouro costuma ser procurado pelos investidores, fato que influencia na sua valorização.

Desse modo, uma boa carteira de investimento precisa ter alguma posição em ouro. Contudo, tal posição não precisa ser muito grande, já que as crises são passageiras.

Por exemplo, o cenário de valorização do ouro, se iniciou no começo de 2024. Assim, antes, o ouro vivia um longo período “adormecido”.

Mas, quando enfrentamos crises econômicas, ou cenários desafiadores, o ouro pode se valorizar bastante. Proporcionando ganhos extraordinários, mesmo quando há um investimento pequeno no metal precioso.

Opções de investimentos

Além da aquisição do ouro físico, o investidor pode investir em ouro por meio dos ETFs. Na B3, existe o ETF GOLD11 que investe em ouro.

Somente em 2024, o ETF está proporcionando ganhos superiores a 56%. Há também opções de BDRs que representam ETFs negociadas no exterior.

Um exemplo de BDR é BIAU39. Este BDR está gerando retorno de 58,31% em 2024, um pouco maior do que GOLD11.

Por fim, também existem os fundos de investimentos. Nesse sentido, temos o fundo da família Trend, o Fundo TREND OURO FIM. Ele está auferindo retorno de 30,34%.

Ao comprar a performance do fundo Trend com os ETFs, podemos reparar uma grande diferença. Essa diferença, tem como base a composição do fundo.

Assim, uma parte significativa dos recursos do fundo, está alocada em títulos públicos e outros investimentos. Portanto, não há uma alocação total em ouro, ou em algum índice que segue as oscilações do ouro.

Influência do dólar

Vale destacar que o ouro, também é fortemente influenciado pelo dólar. Desse modo, quando a moeda norte-americana está valorizada, o ouro acaba se valorizando também.

Contudo, se o dólar “derreter”, então o preço do ouro será impactado negativamente. Portanto, como o ouro está se valorizando em 2024 e o dólar também, os ganhos acabam sendo potencializados.

Então o ouro no Brasil, é impactado pela sua própria valorização de 19%, mais a valorização do dólar, que até o momento, chega à casa dos 23%. Sem dúvidas, 2024 está sendo um ótimo ano para aqueles que investem em ouro.

Conclusão

Apesar dos ótimos resultados proporcionados pelo ouro neste ano, ainda é arriscado investir no metal precioso. Principalmente devido a sua volatilidade.

Após momentos de “euforia”, o ouro costuma se depreciar e, posteriormente, permanecer anos “estagnado”. Desse modo, o investimento em ouro é interessante dentro de uma estratégia de diversificação.

Ao adotar uma estratégia de diversificação, o investidor terá os recursos alocados em vários outros ativos, tendo o ouro como uma espécie de proteção para momentos mais turbulentos da economia.

Então, antes de investir em ouro, defina uma estratégia, tendo em mente, que o preço do metal tende a oscilar muito no mercado.

Deixe um comentário

Trending