Em um cenário de alta dos juros e inflação fora da meta, o ano de 2025 promete ser turbulento. Sendo assim, quais são as expectativas para o mercado? Será que 2025 será um ano da renda fixa? Ou a renda variável também tem o seu lugar? Veja mais a seguir:
Juros, inflação e dólar
Se as coisas permanecerem mais ou menos, como estão, 2025 promete ser um ano de juros, inflação e dólar elevados.
Apesar do programa de corte de gastos do governo federal ter sido divulgado, ele não aparenta ser factível. Ou seja, possivelmente, parte das medidas, ou sua totalidade, não serão aceitas pelo congresso.
Nesse sentido, os cortes serão prejudicados e consequentemente, as contas públicas serão penalizadas.
Desse modo, a questão fiscal continuará sendo um problema e os indicadores econômicos, portanto, deverão piorar.
Com os riscos relacionados ao Brasil aumentando, a tendência é que o dólar aumente (fuga de investidores), inflação aumente (além dos gastos públicos, a eventual valorização do dólar, pode pressionar ainda mais a inflação) e por fim, a Selic também deve aumentar (com mais inflação, o Banco Central tende a subir ainda mais a Selic).
Em resumo: adotando uma visão mais pessimista, se nada mudar, a tendência é de piora do atual quadro.
Onde investir?
Se tudo permanecer como está, a renda fixa com certeza é uma das melhores alternativas de investimento.
Além de mais segura, a renda fixa está pagando ótimos rendimentos. Hoje, há letras do Tesouro, como as Pré-fixadas, pagando taxas que ultrapassam os 14% ao ano!
Há também letras do Tesouro IPCA pagando 7%+IPCA. Ou seja, o investimento mais seguro do Brasil, está oferecendo retornos extremamente vantajosos e rentáveis.

Mas, é importante frisar que a renda variável também se mostra bem atraente.
Querendo ou não, com a fuga dos investidores para a renda fixa, muitos ativos de renda variável se tornaram “baratos”.
Até o momento, o Ibovespa vem derretendo em mais de 5%, enquanto o IFIX (Principal índice de fundos imobiliários) está perdendo pouco mais de 8% do seu valor.
Assim, ao conduzir uma boa avaliação dos ativos disponíveis, os investidores podem encontrar verdadeiras “pechinchas” na bolsa.
Investimentos no exterior
Com a eleição de Donald Trump, há uma expectativa que o novo presidente norte-americano conduza diversos incentivos à economia americana e adote políticas de protecionismo.
Nesse sentido, há uma expectativa que a atividade econômica nos Estados Unidos aumente e consequentemente, os resultados das empresas. Desse modo, se tudo der certo, 2025 pode ser um ano rentável para os norte-americanos e para as ações que fazem parte da bolsa.
Por exemplo, somente em 2024, o S&P 500, está se valorizando em mais de 28%. Agora, ao abrir o período, para 5 anos, os ganhos superam os 93%.
Se este ritmo de crescimento permanecer em 2025, os investidores poderão ganhar ainda mais dinheiro com os Estados Unidos.
Resumo
Em cenário ruim, ou bom, todo dia, é um bom dia para investir. Contudo, é importante ficar atento ao cenário econômico, para avaliar onde investir.
Portanto, se o investidor quer resultado agora, os produtos de renda fixa estão oferecendo ótimos retornos e provavelmente, vão gerar ganhos ainda melhores em 2025.
Mas, os ativos de renda variável brasileiros tendem a performar melhor no longo prazo. Então, ao aproveitar os preços atuais, os investidores poderão ter ganhos extremamente elevados no longo prazo, presumindo que a economia e o Brasil como tudo, melhore no futuro.
Já o investimento no exterior, como nos Estados Unidos, também pode ajudar no desempenho da carteira do investidor. Observando o S&P 500, fica evidente que os últimos anos, foram ótimos para a bolsa dos Estados Unidos.










Deixe um comentário