Depois que o Banco Central negou a aquisição do Banco Master pelo BRB (Banco de Brasília), muitos CDBs surgiram em plataformas de investimentos, como da XP Investimentos, oferecendo rendimentos que variam de 30% ao ano, no prefixado, até 175% do CDI, no pós-fixado.
Tais taxas dificilmente vão surgir de novo e por isso muitos se perguntam, será que este é o momento de investir no Banco Master? Acompanhe e veja minha análise sobre tal situação.
É o momento de investir, ou não?

Não, definitivamente não. A eventual venda do Banco Master para o banco BRB era uma das soluções que poderia dar um desfecho menos problemático para o Master.
Contudo, como a negociação foi vetada pelo BC, a situação atual é de extrema cautela e o investimento no Master agora pode gerar problemas futuros ao investidor.
Mas não há FGC?
Sim existe e teoricamente, todos aqueles que possuem o CDB do Master (até o limite de R$ 250 mil) estão protegidos. Porém a proteção não é 100% garantida, caso o fundo não tenha recursos para honrar a totalidade das perdas dos investidores.
Em outras palavras, a garantia existe, mas está limitada aos recursos do FGC. Portanto, para evitar maiores “dores de cabeça”, nesse momento, a melhor coisa a se fazer é acompanhar a situação e evitar comprar CDBs, mesmo com taxas tão elevadas.
O que fazer com os meus CDBs do Master?
Agora entramos em um assunto mais complexo, porque para avaliar a eventual venda ou permanência, o investidor precisa considerar qual é sua posição e suas reais condições.
Por exemplo, se o investidor possui CDBs com liquidez diária, o momento é de resgatar. Pode liquidar, uma vez que a liquidez diária não vai proporcionar perdas.
Agora se o título é de liquidez restrita ao vencimento é importante estudar quais são as condições para a venda antes de fazer qualquer coisa.
Por exemplo, vamos supor que o investidor tem uma estratégia de longo prazo, entende os riscos de investir no CDB do Master e sua carteira não está muito posicionada no banco, na realidade de 1% a 5% da carteira está, nesse caso, eu acredito que uma das melhores estratégias e permanecer posicionado, aguardando a evolução da situação do banco.
Se o investidor está contando com os recursos e possui uma posição maior, então é interessante estudar a possibilidade de liquidar os títulos, negociando eles no mercado.
Porém, fiquem atentos às perdas. A liquidação antecipada pode promover prejuízos consideráveis, chegando a ultrapassar os 50% do valor do título, ou mais.
Conclusão
Em minha opinião, não faz sentido investir no Banco Master agora. A situação da instituição é muito ruim e extremamente perigosa.
Investidores que já possuem títulos do máster, mas não precisam do dinheiro agora, possuem posição pequena, de no máximo 5% do patrimônio e entendem os riscos associados ao investimento no banco, podem aguardar um pouco mais para entender o que vai acontecer com a instituição.
Por fim, aqueles que possuem mais recursos e estão contando com o dinheiro no curto e médio prazo, precisam considerar a liquidez antecipada, mas, devem tomar cuidado com os valores das negociações.
*Atenção: Esse artigo não representa de qualquer forma uma indicação de investimento. Se o leitor investir em qualquer ativo citado aqui, ou não, fará esse investimento por conta em risco. A Oliver Investimentos como o autor deste artigo se isentam de qualquer responsabilidade.






Deixe um comentário