No dia 25 de setembro, foi divulgado um fato relevante com informações sobre a incorporação do fundo de fundos RBRF11 pelo RBRX11.
Com essa incorporação, o RBRX11 se tornará o terceiro maior “Hedge Fund” do mercado de fundos imobiliários brasileiro. Veja mais detalhes abaixo no trecho do relatório gerencial de RBRX11 referente julho/2025:

Quer saber mais sobre a incorporação das cotas de RBRF11 por RBRX11? Então acompanhe o artigo e veja mais detalhes sobre o assunto:
Há vantagens nessa operação para os cotistas dos fundos?
A princípio, sim. Ao que tudo indica, quando a incorporação estiver concluída e com a estratégia de alocação já aplicada ao “novo FII”, os investidores perceberão que o novo RBRX11 pagará mais proventos, por exemplo. Veja as projeções de RBRX11:

Mas além dos proventos, o fundo ficará mais líquido, maior e poderá realizar operações mais complexas.
Portanto, se tudo sair como projetado, tanto os cotistas de RBRF11 que receberão cotas de RBRX11 quanto os atuais cotistas de RBRX11 poderão se beneficiar com essa incorporação. Porém, é importante lembrar que tudo isso são projeções. Não existe garantia que as projeções irão ocorrer de fato.
Cronograma da incorporação
As cotas de RBRF11 estarão disponíveis para negociar até o dia 02 de outubro, quinta-feira. Nesse sentido, na sexta-feira, dia 03, as cotas de RBRF11 deixarão de ser negociadas em bolsa. Veja abaixo mais detalhes do cronograma:

Segundo o cronograma, ainda não há maiores informações sobre a proporção de cotas que os investidores de RBRF11 vão receber de RBRX11 e se haverá algum valor amortizado.
Inclusive, observando que há chances dos cotistas de RBRF11 receberem alguma amortização, é importante que os investidores fiquem atentos ao período de 07/10 a 27/10, onde será necessário informar o custo médio de aquisição das cotas para a administradora.
Se não informado, a administradora utilizará o custo médio mais baixo para fazer o cálculo de IR e consequentemente a amortização. Desse modo, o investidor pode acabar sendo penalizado, recebendo um valor menor, por exemplo. Fique atento!
Conclusão
Com tantos FIIs no mercado, é natural que a movimentação de incorporação de FIIs aumente. Desse modo, eu vejo como positivo a incorporação de RBRF11 pelo RBRX11. Assim, teremos mais um grande Hedge Fund no mercado.
Considerando as projeções realizadas pelo FII RBRX11, eu acredito que essa aquisição pode trazer bons benefícios aos cotistas.
O negócio é aguardar que todo o processo de incorporação das cotas seja encerrado e avaliar os futuros resultados. Destacando que segundo o cronograma, o processo será encerrado no início de dezembro.
*Atenção: Esse artigo não representa de qualquer forma uma indicação de investimento. Se o leitor investir em qualquer ativo citado aqui, ou não, fará esse investimento por conta em risco. A Oliver Investimentos como o autor deste artigo se isentam de qualquer responsabilidade.






Deixe um comentário