O cenário para a inflação, dólar, juro e PIB, aparentemente estão bem estáveis segundo o último Boletim Focus de 07 de Novembro de 2025.

Desse modo, acompanhe e veja mais detalhes sobre as projeções do Focus.

IPCA levemente acima da meta

De acordo com o relatório Focus, a inflação medida pelo IPCA encerrará 2025 em 4,55%. Considerando o centro da meta de 3% e as margens de 1,5% para cima ou para baixo, a expectativa do mercado está próxima do limite.

Assim, está cada vez mais claro que a Selic poderia começar a cair em 2026. Ou quem sabe, até 2025, caso o IPCA registre números menores ainda este ano.

Olhando as expectativas para 2026, 2027 e 2028, as projeções para a inflação são de: 4,2%, 3,8% e 3,5%. Sem mudanças da semana passada para esta.

PIB acima dos 2%

Apesar da Selic na casa dos 15% ao ano, o PIB brasileiro continuará crescendo acima dos 2% em 2025.

O Focus projeta alta de 2,16% para este ano e 1,78%, 1,88% e 2% para os períodos de 2026, 2027 e 2028 respectivamente. Destacando que a única mudança da semana passada para está, é a projeção de 1,88% para 2027, que ficou ligeiramente menor. Antes o Focus trazia uma expectativa de alta do PIB de 1,9%.

Câmbio sem mudanças

Da semana passada para esta semana, não ocorreram mudanças nas projeções do Focus para o câmbio. Desse modo, o Boletim mostra que o dólar poderá encerrar 2025 em R$ 5,41 e R$ 5,50 nos próximos três anos.

Taxa de juro em 15% ao ano

Com a estabilidade da inflação e do câmbio, a Selic também vem mostrando estabilidade. Assim, a nota taxa de juro provavelmente terminará 2025 em 15% ao ano.

Enquanto isso, nos anos de 2026, 2027 e 2028, as expectativas são para taxa de juro em: 12,25%, 10,5% e 10% ao ano respectivamente.

O que fazer com os investimentos?

Com certa estabilidade nos principais indicadores econômicos, fica mais claro que os juros estão mais próximos do corte do que de mais aumentos.

Nesse sentido, eu acredito que os títulos prefixados, como as letras do Tesouro, CDBs, LCI e LCAs, devem ser acompanhados de perto pelos investidores.

Quando os juros começarem a cair, será interessante diversificar os investimentos, procurando boas opções de títulos prefixados. Dessa maneira, o investidor poderá travar parte dos bons rendimentos.

A renda variável também está se tornando muito interessante. Portanto, o investimento em ações, FIIs e ETFs também deve ser considerado pelo investidor.

Quando a rentabilidade da renda fixa cair, muitos investidores vão buscar outras alternativas de aplicações. Assim os investidores que entraram antes na bolsa, poderão aproveitar os ganhos com a eventual valorização do mercado.

Destacando que investir na bolsa, de qualquer forma, não é prudente. Mesmo com um mercado em alta, é importante analisar com cuidado os ativos disponíveis.  Portanto, antes de investir em renda variável estude bastante.

Atenção: Este artigo tem caráter exclusivamente informativo e não representa, em hipótese alguma, recomendação de investimento. Caso o leitor decida investir em qualquer ativo citado — ou não —, o fará por sua conta e risco. A Oliver Investimentos e o autor deste artigo não se responsabilizam por eventuais perdas, decisões ou interpretações decorrentes do uso das informações aqui apresentadas.

Uma resposta a “Veja mais detalhes sobre o Boletim Focus de 10.11.2025”

  1. […] dos juros. Agora, será que essa queda vai levar a Selic abaixo dos dois dígitos?  Segundo o boletim Focus, não. É bem provável que a Selic permaneça acima dos dois dígitos até […]

    Gostar

Deixe um comentário

Trending