(Esse texto foi desenvolvido no dia 07/01/2026, e até esta data, o FGC ainda não pagou os valores aos credores do banco Master, caso o pagamento já esteja acontecendo, favor desconsiderar o texto).
Desde o dia 18 de novembro de 2025, todos aqueles que possuem investimentos no Banco Master estão aguardando uma definição do FGC referente ao pagamento dos valores aplicados.
Em outras palavras, todos os “clientes” do banco estão aguardando ansiosamente a liberação dos valores mais juros (menos IR).
Contudo, até hoje, não há uma previsão clara de quando os investidores receberão os valores. E agora, há algo a se fazer?
Só resta aguardar
Infelizmente, no momento, não há muito que fazer além de aguardar o FGC liberar os valores. Ao que tudo indica o próprio FGC ainda não recebeu a lista com os credores e os valores que deverão ser restituídos a eles.
Nesse sentido, o FGC também está de mãos atadas. Se tudo isso não fosse o suficiente, o TCU (Tribunal de Contas da União) e o STF (Supremo Tribunal Federal) estão levantando dúvidas sobre o processo de liquidação do Master.
Porém, é importante salientar que as investigações do TCU e do STF tecnicamente não implicam na lentidão da confecção da lista de credores. Ou seja, esse processo é conduzido normalmente, mesmo com a investigação.
O barato pode custar caro
Se os investimentos muito rentáveis do Master encheram os olhos de muitos investidores, inclusive os meus, hoje esta empolgação dá lugar ao receio e arrependimento.
Mesmo sem o risco de liquidação iminente, o Master já operava oferecendo taxas muito atraentes por alguns anos. E até então, não houve problemas para investir e receber os valores aplicados mais os “ótimos ganhos”.
Contudo, se o FGC não liberar os valores investidos rapidamente, os valores aplicados e congelados vão perder valor (para a inflação) com o passar do tempo.
Não se esqueça, o valor do Master que está congelado devido à liquidação não está sendo mais remunerado. Assim, a cada dia que passa, aquele valor vai perdendo para a inflação e deixando de ser tão atraente.
Moral da história
O FGC existe e muito provavelmente fará o seu papel com relação ao caso Master. Porém, a demora em devolver os valores para os investidores mostrará que o investimento indiscriminado em instituições de alto risco, não vale a pena, ainda mais se o dinheiro aplicado levar muito tempo para ser devolvido.
Dependendo de como for com o Master, ganhar 100% do CDI em um grande banco com liquidez diária pode valer mais a pena, em comparação a 120% do CDI que eram oferecidos.
Se existe o risco de acontecer uma liquidação, é melhor investir em uma instituição mais robusta e permanecer com o capital rendendo, ao invés de aguardar o FGC.
Atenção: Este artigo tem caráter exclusivamente informativo e não representa, em hipótese alguma, recomendação de investimento. Caso o leitor decida investir em qualquer ativo citado — ou não —, o fará por sua conta e risco. A Oliver Investimentos e o autor deste artigo não se responsabilizam por eventuais perdas, decisões ou interpretações decorrentes do uso das informações aqui apresentadas.





Deixe um comentário