O Tesouro Direto anunciou no final de janeiro uma nova letra para o programa de investimentos do Tesouro Nacional, o Tesouro Reserva.
A letra, como o próprio nome já diz, vai ajudar os investidores que buscam construir uma reserva de emergência.
Normalmente, aqueles que tinham como objetivo ter uma reserva podiam investir no Tesouro Selic, contudo, apesar de ser seguro e líquido, o Tesouro Selic tinha algumas desvantagens frente a CDBs dos grandes bancos e até alguns fundos de investimento. Agora com o Tesouro Reserva essas desvantagens possivelmente vão acabar.
Quais são as principais vantagens do Tesouro Reserva?
Segundo o que já foi divulgado pelo Tesouro Nacional, a nova letra terá um valor de investimento inicial bem baixo, na casa dos R$ 1,00. Isso, com certeza, vai atrair mais investidores, mesmo que seja só para “testar” a letra.
Outro ponto está associado à marcação a mercado. O Tesouro Selic, por exemplo, possui a marcação a mercado, nesse sentido, conforme os juros futuros flutuam o valor de mercado da letra também pode mudar. Assim, mesmo o Tesouro Selic podia registrar estagnação em períodos curtos, ou até desvalorização. Com o Tesouro Reserva, esse cenário se extingue.
O Tesouro Selic vai perder sua relevância?
Eu acho que não, porque o Tesouro Selic ainda poderá, no longo prazo, oferecer uma rentabilidade um pouco maior em comparação ao Tesouro Reserva, já que o Tesouro Selic normalmente oferece juros fixos junto à rentabilidade atrelada à Selic.
Não esquecendo que o Tesouro Reserva também terá rentabilidade associada à taxa Selic.
Conclusão
Em minha opinião o Tesouro Reserva vem para bater de frente com fundos e CDBs que oferecem ganhos de 100% do CDI ou equivalente. Dessa maneira, o Tesouro Reserva tem tudo para atrair mais investidores ao Tesouro Direto, como também, oferecer uma alternativa extremamente segura e acessível de investimento a todos.
Com valor de investimento inicial na casa do R$ 1,00, liquidez 24/7, garantia do Tesouro e rentabilidade de 100% da Selic, o Tesouro Reserva tem tudo para ser uma das melhores opções de aplicação quando o objetivo é construir uma reserva de emergência.
Atenção: Este artigo tem caráter exclusivamente informativo e não representa, em hipótese alguma, recomendação de investimento. Caso o leitor decida investir em qualquer ativo citado — ou não —, o fará por sua conta e risco. A Oliver Investimentos e o autor deste artigo não se responsabilizam por eventuais perdas, decisões ou interpretações decorrentes do uso das informações aqui apresentadas.





Deixe um comentário