
Acaba de ser lançado uma nova categoria de fundos de investimentos no mercado, o fundo simples. Esse novo tipo de fundo vem com o intuito de ser mais rentável que a poupança e ter menos custos que um fundo convencional, mas será que ele compensa?
Para os clientes de bancos, que procuram uma aplicação razoável, sem complicações e não tem a curiosidade a respeito de outras maneiras de investir o seu dinheiro, esses fundos funcionam! Dois dos principais bancos do Brasil já oferecem tal aplicação a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Comparado com os fundos tradicionais os custo do fundo simples é menor, e a rentabilidade segue de perto o DI. O fundo simples investe principalmente em letras do tesouro direto, e possui uma administração mais passiva.
Porem clientes que gostariam de se expor um pouco mais no mercado, com curiosidade em ter letras do tesouro, ou conhecer outros tipos de investimentos, tais fundos não valem a pena! Esses fundos continuam cobrando IR retido quando é feito algum resgate, mesma coisa que acontece com as letras do tesouro ou com outros fundos, e o rendimento menos os custos faz o lucro do investimento ser menor que a compra de uma letra simples do tesouro (uma letra Selic, por exemplo).
Aconselho, mesmo que seja para o investidor muito conservador, que invista em letras do tesouro ao invés de investir em tais fundos simples. Dependendo da corretora que o cliente escolher não haverá nem taxa administrativa para investir em letras do tesouro! Deixando o rendimento liquido mais vantajoso que dos fundos.





Deixe um comentário