Normalmente, os bancos e corretoras solicitam o preenchimento de um questionário, para a identificação do perfil do investidor. Desse modo, o investidor pode ser de Perfil Conservador, Moderado, ou Arrojado. Então, será que você é de Perfil Moderado?
Assim, a partir da identificação do perfil, a corretora, ou instituição financeira poderá oferecer produtos financeiros mais adequados ao investidor.
Evitando que a pessoa se frustre, ou invista em produtos pouco interessantes. Nesse sentido, vamos conhecer a seguir mais detalhes sobre o Perfil Moderado.
O que é o Perfil Moderado?
O investidor de Perfil Moderado, está situado entre os investidores de Perfil Conservador e Arrojado.
Desse modo, podemos dizer que o Moderado é aquele do “meio”, que possui características de “transição”, entre aquele que investe ponderando a segurança e liquidez, e o investidor, que possui uma visão de longo prazo, que não se importa muito com a liquidez.
Dessa maneira, o investidor de Perfil Moderado costuma trabalhar com uma diversidade maior de investimentos, tem mais conhecimento sobre o mercado e um apetite maior por risco. Mas esse apetite, não é similar ao do investidor arrojado, por exemplo.
Dentre as principais características do Perfil Moderado, podemos destacar:
- A possibilidade de diversificar mais a carteira;
- Tolerar um período maior para permanecer com seus investimentos;
- Investir em produtos de renda fixa e variável, mas com uma preferência maior por ativos de renda fixa.
Assim, dependendo da estratégia desenhada, o investidor de Perfil Moderado poderá ter ótimos resultados, sem que a carteira tenha tanta volatilidade, em comparação ao investidor arrojado, por exemplo.
Quais investimentos podem fazer parte da carteira do investidor de Perfil Moderado?
Ao analisar o Perfil Conservador, temos diversos produtos de renda fixa que podem fazer parte de sua carteira, como o Tesouro Selic, CDBs de liquidez diária, fundos DI, dentre outros produtos com alta segurança e liquidez.
Já no Perfil Moderado, o investidor também pode se utilizar de tais investimentos. Ou seja, o Perfil Moderado vai incluir mais investimentos em sua carteira, como:
- Fundos de Crédito Privado;
- LCI e LCA
- CRI e CRA
- Debêntures;
- Fundos Multimercado;
- Letras do Tesouro IPCA+ e Prefixadas;
- Além disso, outros produtos de renda variável podem aparecer, como:
- ETFs
- Fundos imobiliários
Sendo assim, a carteira do Perfil Conservador, que de certa forma era mais limitada, agora, no Perfil Moedardo, passa a ser mais diversificada. Inclusive, podendo ter uma posição em renda variável.
Qualquer investidor pode ser de Perfil Moderado?
Sim. Não existe uma regra, ou limitação para que o investidor seja de Perfil Moderado, ou não. Contudo, é importante que o investidor faça a análise de perfil para a identificação.
Uma vez que através dessa avaliação, o investidor passará a se conhecer melhor, com relação ao mercado financeiro.
Assim, se o investidor perceber que não gosta de ativos com volatilidade, e prefere produtos financeiros mais estáveis com bons rendimentos e segurança, vai acabar dando maior preferência a produtos de renda fixa e consequentemente, vai se encaixar mais no Perfil Conservador.
Mas, se o investidor já tem um conhecimento sobre o mercado e busca alternativas que possam entregar resultados maiores do que a média do mercado, então o Perfil Moderado poderá ser mais apropriado.
Sem falar que o investidor pode mudar de perfil com o passar do tempo. A mudança de perfil não é uma coisa difícil de acontecer.
Por isso, quando o banco, ou corretora oferecer o questionário para identificação de perfil, não deixe de fazer.
Conclusão
Os investidores de Perfil Moderado são aqueles que já possuem algum conhecimento sobre o mercado financeiro e têm uma tolerância de risco maior, quando comparados aos investidores de Perfil Conservador.
Além dos ativos de renda fixa que os “Conservadores” costumam investir, aqueles de Perfil Moderado podem investir em fundos de crédito privado, multimercado, CRI, CRA, LCI, LCA e também em FIIs e ETFs.
Portanto, os “Moderados”, podem ter uma carteira de investimento mais diversificada, com chances de alcançar resultados melhores, mas com mais volatilidade (quando comparado aos de Perfil Conservador).






Deixe um comentário